Hérnias
Abdominais

Hérnia é o escape (protusão) parcial ou total de uma víscera que se projeta pelo orifício que se abre no abdome, por má formação congênita, por enfraquecimento, afastamento ou ruptura dos músculos.

O tratamento é
multidisciplinar

A cirurgia bariátrica em si é realizada por
médicos cirurgiões como nós, Especialistas
em Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas o
processo completo do tratamento – desde o
diagnóstico, indicação da cirurgia, liberação
para a cirurgia e pós-operatório – envolve um
equipe multidisciplinar que
inclui endocrinologista, nutricionista e
psicólogo. Os profissionais devem atuar de
maneira integrada, a partir de protocolos
compartilhados.

BORA ESCLARECER

Dúvidas
comuns

Quando devo me preocupar com a hérnia?

Quando pequena, a hérnia abdominal pode não apresentar sintomas, além do inchaço na área afetada. No entanto, a protusão pode aumentar, provocando dor contínua ou intermitente que se agrava diante do esforço para evacuar, tossir, levantar peso ou permanecer em pé por período prolongado.

Se não tratada a hérnia pode ter graves complicações chamadas estrangulamento e encarceramento.

Hérnia encarcerada: o abaulamento torna-se permanente, ou seja, não desaparece espontaneamente. Se o conteúdo for intestino pode ocorrer uma obstrução intestinal, necessitando de cirurgia de urgência.

Hérnia estrangulada: é caso de emergência cirúrgica, pois o conteúdo herniário estrangulado compromete o fluxo sanguíneo e pode levar a isquemia e gangrena.

É possível uma hérnia sumir sozinha?

Não, não é possível uma hérnia abdominal sumir sozinha. A hérnia abdominal é caracterizada pela abertura de um orifício na parede abdominal, originada por má formação congênita, por enfraquecimento, afastamento ou ruptura dos músculos da região, e não existe a possibilidade desta condição ser curada sozinha. 

O que acontece é que o conteúdo visceral que passa pela hérnia e causa o abaulamento pode voltar para o local de origem, dando ao paciente a sensação de que a hérnia sumiu – o que não é verdade.​

Quem já teve hérnia pode ter de novo?

Sim, quem teve hérnia abdominal pode ter de novo, mesmo após a cirurgia corretiva. É a chamada hérnia recidivante ou hérnia recidivada, que demanda uma nova cirurgia.