Cirurgia
Bariátrica
Tratar a obesidade não é apenas uma questão de estética; é uma questão de saúde, com ganhos significativos na qualidade de vida e autoestima do paciente.
TRANSFORMAÇÃO DE VIDA
Antes
A obesidade traz consigo muitos
problemas físicos como pressão alta, diabetes, dor na coluna e joelhos, problemas cardíacos, incontinência urinária, problemas de sono, falta de fôlego, inchaço, além de problemas emocionais como depressão, ansiedade e baixa autoestima.
Depois
A cirurgia bariátrica impulsiona uma rápida e grande perda de peso. Por isso, provoca uma mudança significativa na vida dos pacientes. Eles ficam mais saudáveis física e emocionalmente, com aumento da disposição e recuperação do amor próprio.
Para sempre
Para manter os bons resultados da cirurgia bariátrica, é preciso que o paciente determine uma verdadeira mudança em sua mente e em seu estilo de vida. A atividade física regular e boa alimentação devem ser integradas em seu dia a dia.
O tratamento é
multidisciplinar
A cirurgia bariátrica em si é realizada por
médicos cirurgiões como nós, Especialistas
em Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas o
processo completo do tratamento – desde o
diagnóstico, indicação da cirurgia, liberação
para a cirurgia e pós-operatório – envolve um
equipe multidisciplinar que
inclui endocrinologista, nutricionista e
psicólogo.
Os profissionais devem atuar de
maneira integrada, a partir de protocolos
compartilhados.
MÍNIMA INVASÃO
Técnicas
cirúrgicas
A técnica a ser adotada é definida de acordo com as necessidades e características de cada paciente, levando-se em consideração questões anatômicas, comorbidades e perfil alimentar, entre outros pontos. Destacam-se:
Sleeve
Gastrectomia Vertical
em Manga
Cirurgia que reduz e retira uma parte do estômago, tornando-o semelhante a um tubo ou a uma manga de camisa (sleeve, em inglês).
Bypass Gástrico
Gastroplastia em Y de
Roux
Consiste na divisão do estômago em duas partes: uma delas deixa de receber alimentos e a outra, que foi reduzida, é conectada ao intestino.
BORA ESCLARECER
Dúvidas
comuns
Tive diagnóstico de reganho de peso depois da cirurgia bariátrica. E agora, o que fazer?
Quando há o diagnóstico de reganho de peso após a cirurgia bariátrica, o primeiro passo é procurar sua equipe multidisciplinar para avaliar se você está cumprindo todos os pilares do emagrecimento. Após esta avaliação extensa, o seu gastrocirurgião vai avaliar a cirurgia em si e a necessidade de fazer a cirurgia revisional.
Como é a cirurgia bariátrica revisional?
Se você fez uma cirurgia bariátrica apenas restritiva (sleeve) e está com reganho de peso, pode ser necessária a realização de uma cirurgia que também seja desabsortiva.
Se você já fez uma cirurgia bariátrica mista (restritiva e desabsortiva) e está com reganho de peso, precisa passar por avaliação para verificar se houve aumento da câmera gástrica, se houve aumento da anastomose entre estômago e intestino, se há fístula entre o pouch gástrico e o estômago, entre outras alterações anatômicas, que podem indicar a cirurgia revisional.
Perdi muito peso logo após a cirurgia bariátrica, mas de repente estagnei. O que fazer?
Isso pode ser normal. Chama-se platô. O organismo segura mesmo a perda de peso um tempo após a cirurgia bariátrica. Para superar este platô, é necessário a realização dos 3 pilares do emagrecimento:
1. exercício físico, ou seja, muito movimento;
2. alimentação saudável orientada (e não jejum!);
3. controle de hábitos e ansiedade.
Veja mais no nosso Canal no YouTube
Agende
consulta
Atendimento particular
Rua Joaquim Floriano, 820 – Conj 84
Itaim Bibi | São Paulo – SP
11 2738-7192
11 98856-6194
Atendimento de segunda a sexta
das 9h às 19h
- Consulta particular e reembolso
- Aceitamos cartão de crédito / débito
@ desenvolvido por 4Dimensões